domingo, 27 de outubro de 2013

MELHOR CAMINHO ESPIRITUAL

 
 
Autor: Hugo Lapa
 
Um homem decidiu largar tudo o que tinha, casa, esposa, filhos e propriedades para seguir um caminho espiritual junto a um grande sábio, que vivia na Índia.

O homem viajou 4000 quilômetros a cavalo, e após 8 meses de viagem, chega à região onde vive o homem santo....

Assim que chegou, viu o sábio e apresentou-se dizendo:

- Mestre, sinto um desejo imenso de seguir um caminho espiritual, e rogo a ti que me aceite como discípulo.

O mestre olhou o homem e perguntou:

- Muito bem. Dar-te-ei toda a instrução necessária a fim de torná-lo um homem sábio e santo. Mas antes peço que me diga uma coisa…

- Claro mestre, qualquer coisa… respondeu o homem.

- Quanto você viajou para chegar até aqui? Perguntou o sábio.

- Aproximadamente 4000 quilômetros, respondeu o homem.
- Uma grande viagem, ponderou o sábio. – E a que você renunciou para vir até seguir e iniciar sua nova vida espiritual?

- Renunciei a todas as minhas propriedades mestre. E também deixei minha esposa e meus três filhos. No entanto, com a boa herança que lhes deixei, não será difícil eles conseguirem se sustentar, pois eu era um homem rico.

- Muito bem, disse o sábio.

- Mas além disso, acrescentou o homem. – Eu também deixei minha esposa e meus três filhos. No entanto, com a boa herança que lhes deixei, não será difícil eles conseguirem se sustentar, pois eu era um homem rico.

- Já entendi, disse o mestre. – Posso então lhe transmitir sua primeira e mais importante lição?

- Claro mestre, disse o homem transbordando de empolgação.

O sábio disse:

- Então meu primeiro ensinamento é este: volte para a sua casa, retome suas propriedades, e continue com a sua vida, pois é lá mesmo, no lugar onde você nasceu e cresceu, onde reside o terreno mais fértil ao seu desenvolvimento espiritual. Preste atenção no que vou lhe dizer. A maior viagem que podemos fazer é a viagem interior, para dentro de nós mesmos. A maior renúncia que podemos realizar é a renúncia de nós mesmos, de nossas tendências, apegos e do nosso ego ilusório. E nossos maiores instrutores e mestres são os nossos familiares, nossa esposa, filhos, pais e mães. Não há mestres melhores do que eles. A família o espaço onde se dá os primeiros passos na educação para o infinito. Por isso, retorne ao seu local original, e de lá mesmo, você seguirá seu caminho espiritual.

O homem agradeceu ao sábio, virou-se, e iniciou seu caminho de volta...
Postar um comentário